top of page

NOSSA HISTÓRIA

(...)"Desde o raiar, esta entidade teve a grande felicidade de contar com pessoas da nossa comunidade que, no pleno entendimento de seus objetivos, de tudo fizeram para manter a embarcação, se não na velocidade sonhada, e se não com a carga total, sempre, mas sempre mesmo, na direção certa, assumindo esta árdua tarefa com garra invejável.

Vencendo um desafio hoje, outro amanhã, foi aos poucos conquistando sim o carinho, a compreensão e a colaboração da sociedade e dos setores comerciais e industrial, sem os quais seria impossível a realização da missão almejada. Ao longo de todos esses anos a entidade vem somando vitórias sólidas e congruentes, mantendo-se firme e irredutível nos seus objetivos primeiros."

(Sr. Professor Hélio de Almeida Campos.)

Nossa Missão

Facilitar o acesso de jovens aprendizes ao mercado de trabalho é uma missão de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico de uma sociedade. A parceria com empresas privadas é fundamental nesse processo, pois oferece aos jovens a oportunidade de adquirir experiência prática, desenvolver habilidades profissionais e expandir seu conhecimento.

Ao proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, estamos investindo no futuro desses jovens, capacitando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Além disso, ao facilitar a inserção desses aprendizes nas empresas, estamos promovendo a igualdade de oportunidades e reduzindo as desigualdades sociais.

É importante ressaltar que esse tipo de iniciativa não beneficia apenas os jovens, mas também as empresas que participam dessas parcerias. Ao integrar jovens aprendizes em suas equipes, as empresas estão trazendo uma nova perspectiva, entusiasmo e energia para o ambiente de trabalho. Além disso, a formação desses jovens dentro das empresas permite que as organizações moldem futuros profissionais de acordo com suas necessidades e valores.

A preparação dos jovens para o mercado de trabalho não se resume apenas ao desenvolvimento técnico, mas também envolve a formação de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, resiliência e adaptabilidade. Por meio dessa parceria, as empresas têm a oportunidade de contribuir para a formação integral desses jovens, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

Dessa forma, ao unir esforços com empresas privadas, podemos fazer a diferença na vida desses jovens, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para construir um futuro profissional promissor e contribuir de forma significativa para o crescimento de suas comunidades e do país como um todo.

Home (3).jpg

Linha do Tempo

1971

Início

Fundada em 01 de novembro de 1971 pelo Juiz de Direito da Comarca de Atibaia, Drº José Roberto Paim, é uma sociedade civil de caráter beneficente sem fins lucrativos que teve seu surgimento com a finalidade de dar amparo, orientação moral, cívica e assistência social a menores do sexo masculino de 8 a 16 anos na Comarca de Atibaia

1971

A sede inicial foi na antiga Estação de Caetetuba, bairro marcado por grande carência social. Os primeiros trabalhadores foram os guardas mirins e engraxates que participaram de um processo seletivo que continha teste psicológico, língua portuguesa, matemática e estudos sociais.

NOTÍCIAS

Casa do Pequeno Trabalhador foi homenageada pela Câmara de Atibaia

A Casa do Pequeno Trabalhador ganhou destaque na Câmara nas duas últimas sessões. Na semana passada, houve a entrega de moção de congratulações, apresentada pela vereadora Ana Beathalter. Nesta semana, o presidente da entidade, Idário Antiqueira ocupou a Tribuna Livre para apresentar as atividades e solicitar mais apoio por parte dos empresários da cidade. A Capeta, como é carinhosamente chamada, tem caráter beneficente, sem fins lucrativos, e prepara jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho.
Além do presidente ldário, a Casa conta com profissionais reconhecidos em sua equipe, entre eles o conselheiro Douglas Fiandra Flores, a gerente operacional Rosa Leite da Cunha e o professor Paulo Righi, que foi colunista do jornal O Atibaiense. Fundada em 1971 pelo Juiz de Direito da Comarca de Atibaia Dr. José Roberto Paim, procura dar amparo, orientação moral, cívica e assistência social a menores do sexo masculino. A sede inicial foi na antiga Estação de Caetetuba, bairro marcado por grande carência social. Os primeiros trabalhadores foram os guardas mirins e engraxates, que participavam de processo seletivo contendo teste psicológico, língua portuguesa, matemática e estudos sociais.

Segundo o texto da moção de congratulações, “a entidade sempre teve a preocupação de oferecer aos jovens de Atibaia uma perspectiva. Antigamente, esse apoio acontecia de forma assistencialista, mas hoje está adequado às diretrizes da Lei do Aprendiz (nº 10.097), que determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus funcionários”.
A Casa do Pequeno Trabalhador, em seus 51 anos de história, atendeu cerca de 5.000 aprendizes, que passaram pelo Programa Jovem Aprendiz. Mais de 2.500 foram efetivados em empresas contratantes e o restante vivenciou corretamente o primeiro emprego e conquistou a chance de um futuro digno e promissor. Nas duas sessões, os vereadores reafirmaram o conceito de que a entidade deve continuar “sua missão por muitos e muitos anos, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas”.
capeta.jpg

Discurso Presidente da Entidade
Sr. Idário Antiqueira

Esta moção foi votada em 06 de junho de 2023 na Câmara Municipal da Estância de Atibaia, onde foram homenageados o presidente da entidade Sr. Idário Antiqueira, a gerente administrativa Rosa Leite e o professor Paulo Righi.

Discurso Vereadora
Ana Beathalter

Esta moção foi votada em 06 de junho de 2023 na Câmara Municipal da Estância de Atibaia, onde foram homenageados o presidente da entidade Sr. Idário Antiqueira, a gerente administrativa Rosa Leite e o professor Paulo Righi.

Equipe

A Entidade Casa do Pequeno Trabalhador de Atibaia é composta por uma equipe dedicada e comprometida em oferecer suporte e oportunidades para jovens e adolescentes.

Vou apresentar brevemente alguns membros-chave da equipe:

Presidente

Idário Antiqueira

Vice - Presidente

Douglas Fiandra

Tesoureiro

Antonio Anselmo

Conselho Fiscal

Marcos de Brito

Ana Carolina Peçanha

Conselho Fiscal

Cleber Moreira

José Benedito

Gerente Administrativa

Rosa Leite

Financeiro

Carolina Aceno

Psicóloga Educacional

Kátia Biolchi

Assistente Social

Érika Moreira

Professores

Paulo Righi

Cristiane Facio

Patricia Soares

Assistente de Marketing

Camila Moreira

Tecnologia da Informação

Gabriel Renato

Matheus Vieira

Assistente administrativo

Wesley Ramos

Recepção

Márcia Regina

Aprendiz

Vitor Moraes

bottom of page